Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

20170926 160555CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS

ISSN 2594-3790

aprexcbsaf

O Mato Grosso, o terceiro maior estado brasileiro, com um território de 903.357,908 km2, é um dos maiores produtores de grão com registro de mais de 185.000 imóveis agrícolas, dos quais 74,35% são de agricultura familiar envolvendo 50.155 estabelecimentos de agricultores tradicionais e 90.046 de assentados da reforma agrária. Desde 1995, o Estado incentivou iniciativas de unidades demonstrativas de Agroflorestas, nas pequenas propriedades com finalidade de recomposição de reserva legal e de manejo florestal madeireiro com fins comerciais. Estes projetos consolidaram experiências, hoje multiplicadas, que catalisam o processo de recomposição da paisagem rural, proporcionando ganhos socioambientais e econômicos para os agricultores, bem como para a sociedade. Atualmente, tem-se mais de 2.500 hectares de SAF nessas regiões, especialmente em área de agricultura familiar. No entanto há muito esforço a ser direcionado em ações de treinamento para que este sistema de produção sustentável seja incorporado pelas diferentes instituições e esferas da administração pública-privada, fomentando políticas públicas para promoção destes sistemas. Nesse contexto, pela primeira vez, na história consolidada das edições do Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, a décima edição será realizada no centro-oeste brasileiro, tendo como anfitrião, o Mato Grosso, o principal polo incentivador desse modelo produtivo sustentável, durante os dias 24 a 28 de Outubro de 2016, em Cuiabá.

O X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais terá como tema central SAF: aprendizados, desafios e perspectivas, fazendo uma alusão comemorativa aos 20 anos de realização desse evento no país, bem como uma referência aos mais de 15 anos de trabalho da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, reunindo em um histórico, as várias experiências de sistemas agroflorestais já desenvolvidas em longo prazo no Brasil, bem como avaliando os novos modelos adotados no cenário rural e urbano.

O mesmo será promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), sob realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Agrossilvipastoril, pela Universidade Federal de Mato Grosso, pelo Governo do Estado de Mato Grosso através das, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, pela Universidade do Estado de Mato Grosso, pela Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural e pela ONG Grupo Semente.

O evento permitirá a difusão de tecnologias e modelos promissores de SAF, ampliando a visibilidade de adoção/expansão desses sistemas para o desenvolvimento do meio rural e urbano brasileiro local, regional e nacional. Durante o evento serão realizadas conferências, mesas-redondas, minicursos, palestras satélite, apresentações de trabalhos científicos e a realização de visitas técnicas, exposição de empresas e instituições ligadas ao setor para uma difusão consciente da tecnologia agroflorestal, em prol do desenvolvimento ecológico, econômico e social do país.