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20170926 160555CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS

ISSN 2594-3790

Instruções gerais

A Comissão Científica do X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais receberá, para avaliação e publicação em meio eletrônico, até o dia 25/08/2016, trabalhos técnico-científicos, na forma de Resumos Expandidos e de acordo com as instruções apresentadas a seguir. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe de consultores ad hoc, que emitirão pareceres quanto ao aceite final.

Informamos que os Resumos Expandidos somente poderão ser submetidos após a confirmação do pagamento do boleto e do envio do comprovante de categoria escolhida, legível e com a identificação do participante, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O prazo de validação dos pagamentos (mediante o envio da comprovação de categoria) é de até 3 dias úteis;

Não haverá devolução da taxa de inscrição caso seu trabalho não seja aceito. A sua participação no congresso continua válida.

A língua oficial do evento é o português. As conferências/palestras e trabalhos apresentados poderão ser publicados nos anais do evento em espanhol e inglês.

Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo expandido, sendo que cada autor principal poderá submeter até no máximo dois trabalhos, os quais poderão ser apresentados na forma de pôster ou apresentação oral.

O(s) Resumo(s) Expandido(s) deverá(ão) ser encaminhado(s) via site do evento www.cbsaf.com.br. Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. A resposta do recebimento do Resumo Expandido será enviada ao e-mail do autor registrado no sistema. Se o autor não receber essa confirmação até cinco (5) dias úteis após o envio do Resumo, queira contatar a Secretaria Executiva do Evento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para confirmar o recebimento, ou ainda por contato telefônico: (65) 3621-1314.

Os autores deverão indicar a forma de apresentação (pôster ou oral), bem como a área temática de apresentação do trabalho. A indicação da forma de apresentação dos trabalhos serve apenas como um indicador, cabendo a Comissão Científica acatar ou não a indicação.

As áreas temáticas, naturalmente vinculadas aos SAF’s, são:

 

  • Inovações em P&D, ensino e extensão universitária;

-Trabalhos sobre inovação ou que tenham como foco central um ou mais dos três eixos de atividades indicados.

  • Sistema integrado de produção no meio rural, urbano e periurbano;

-Modalidades de SAFs em distintos ambientes para fins produtivos.

  • Inserção sociocultural e socioambiental;

-Trabalhos como foco central a relação homem-cultura/homem-ambiente com vistas à integração de valores culturais e ambientais por comunidades.

  • Serviços ecossistêmicos e biodiversidade;

-Distintos aspectos de serviços ecossistêmicos e de biodiversidade em SAFs

  • Política pública e economia;

-Distintos aspectos de política e economia, micro e macro, relacionados à implantação, manejo, colheita, valoração e comercialização de produtos.

  • Assistências Técnica e Extensão Rural;

-Enfoques centralizados em assistência técnica e serviços de extensão rural

  • Castanheira do Brasil em SAF’s.

- Trabalhos desenvolvidos com castanheira em sistemas agroflorestais.

A Organização do Congresso não se responsabiliza por qualquer falha de comunicação no envio do trabalho.

A publicação da 1ª avaliação se dará até dia 01/09/2016. Caso seu trabalho seja indicado a correções, as mesmas poderão ser efetuadas e submetidas novamente via site do evento até dia 06/09/2016. Após esse prazo caso não sejam feitas as correções solicitadas, seu trabalho poderá ser considerado reprovado.

A aprovação final dos Resumos Expandidos será divulgada no site do evento até a data final de 12/09/2016.

O dia, hora e local da apresentação, serão divulgados no site do evento até a data final de 20/09/2016.

Os Resumos Expandidos serão disponibilizados para os congressistas na forma de Anais do X CBSA em sua íntegra dos trabalhos aceitos pela Comissão Científica serão publicados nos Anais do Congresso, em mídia eletrônica, somente quando apresentados durante o evento, pelo autor principal ou por um de seus coautores. Ao enviar um resumo, o autor estará confirmando que todos os co-autores concordaram com esse envio.

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos encaminhados serão avaliados e selecionados segundo critérios de adequação ao tema central do Congresso (SAF) e das Áreas Temáticas, assim como à sua relevância e atualidade.

A Comissão Científica contará com o auxílio de revisores “ad hoc” na avaliação e seleção dos trabalhos, e emitirá parecer classificando cada trabalho como:

  1. Aprovado;
  2. Reprovado;
  3. Aprovado com ressalvas. Encaminhado a correções;
  4. Aprovado para apresentação oral atendidas as recomendações dos revisores;
  5. Aprovado para apresentação na sessão de pôsteres atendidas as recomendações dos revisores;

Formatação padrão de submissão do trabalho

O resumo expandido será redigido conforme o modelo padrão disponível no site do evento e deverá submetido por via eletrônica, no endereço www.cbsaf.com.br, para avaliação pela Comissão Científica.

Deve-se utilizar um processador de texto Microsoft Word©, versão 6.0 ou superior, considerando normas padrão descritas a seguir.

O resumo expandido deverá conter, no máximo três (03) páginas, contemplando na íntegra os seguintes tópicos: i) Resumo; ii) Introdução; iii) Material e Métodos; iv) Resultados e Discussão; v) Conclusões; vi) Referências Bibliográficas.

O Título deve ser preciso e indicar o conteúdo do trabalho. Já o tópico i) Resumo deverá ser redigido com um máximo de 18 linhas, abrangendo concisamente o conteúdo e as principais conclusões do trabalho. Deverá conter um máximo de 5 palavras-chave. Não é recomendável citação bibliográfica no resumo.

O texto deverá ser redigido em papel A4 (210 x 297 mm), margens superior e esquerda com 3,0 cm, margens inferior e direita com 2,5 cm, fonte Arial 10 normal, alinhamento justificado, espaço simples, parágrafo sem recuo, sem hifenação, com uma linha livre entre parágrafos. Usar fonte Arial 10 itálico para nomes científicos.

O título deve ser centralizado na página, com fonte Arial 12 maiúscula e negrito. A identificação dos autores também deve ser centralizada, usando fonte Arial 10 negrito para o nome dos autores e fonte Arial 10 regular para identificação e endereço eletrônico.

Cabeçalhos principais, maiúsculos (em negrito) e secundários (regular) devem ser numerados e alinhados à esquerda. Deixar uma linha livre entre o título e os autores e duas linhas livres entre os autores e o texto. Deixar também duas linhas livres entre tópicos ou capítulos.

Tabelas devem ser numeradas (em arábico), na ordem em que são citadas no texto. Cada tabela deve ter um cabeçalho, posicionado acima da tabela. As ilustrações (figuras, desenhos ou fotografias) serão denominadas Figuras, as quais também devem ser numeradas (em arábico), na ordem em que são citadas no texto. Cada figura deve ter um cabeçalho, posicionado abaixo da mesma.

As referências bibliográficas devem ser citadas no texto pelo nome do autor e ano da publicação, exemplos: (Jones e Smith, 1998) ou “conforme Jones e Smith (1998).”]. Todas as referências citadas no texto devem ser listadas no capítulo “referências bibliográficas”, nominadas alfabeticamente por autor e nas publicações de um mesmo autor em ordem cronológica, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Exemplos:

- livros:

Silva, I.C. Sistemas Agroflorestais, Conceitos e Métodos. Itabuna: SBSAF, 2013. 308p.

- capítulos de livros:

Heichel, G.H.; Turner, N.C. Phenology and leaf growth of defoliated hardwood trees. In: Anderson, J.F.; Kaya, H.K. Perspective in forest entomology. New York: Academic Press, 1976. p.31-40.

- artigos de periódicos:

Wilde, S.A. Mycorrhizae and tree nutrition. Bioscience, v.18, p.482-484, 1968.

- artigos em congressos:

Fluentes, A. et al. Ensaios com procedência de Eucalyptus, resultados após o primeiro ano de campo. In: SEMINÁRIO SOBRE REFLORESTAMENTO, Namaacha, 1983. Anais. Maputo: UEM/DEF, 1983, p.613-639.

- publicações institucionais (sem autoria pessoal):

FAO. El eucalipto en la repoblacion forestal. Roma, 1981. 303p.

Deverá ser utilizado o SI (Sistema Internacional de Unidades) para símbolos e medidas; sendo que, quando julgado importante pelos autores, unidades em outros sistemas poderão ser colocadas entre parênteses, na seqüência das unidades SI. As abreviações devem ser aclaradas na primeira ocorrência, com seu significado completo entre parênteses, apresentado logo a seguir. Não é recomendável citação bibliográfica no resumo.

 

Formatação padrão de apresentação do trabalho

No caso dos trabalhos selecionados para apresentação oral, o autor terá 20 minutos no total para exposição do trabalho, utilizando modelo padrão de apresentação, disponibilizado no site do evento. Recomenda-se uma apresentação a mais sucinta possível de forma a permitir a formulação de perguntas.

TÍTULO - Arial 36pt - Bold Nome dos autores Instituição Texto - Arial 24pt

INTRODUÇÃO Texto – Arial 24 pt

OBJETIVOS Texto – Arial 24 pt

MATERIAL E MÉTODOS Texto – Arial 24 pt

RESULTADOS E DISCUSSÃO Texto – Arial 24 pt

CONCLUSÃO Texto – Arial 24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Texto – Arial 24 pt

Obrigado
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Para as apresentações será disponibilizado retroprojetor (transparências), projetor multimídia (apresentações em Microsoft Power Point©) e projetor de slides.

Solicita-se contatar a Comissão Científica, caso seja considerado como necessário dispor de outros meios para a apresentação.

Já os pôsteres deverão ser confeccionados conforme modelo padrão disponível no site do evento, tendo dimensões de 90 cm x 120 cm.

O pôster deve incluir o título, o qual deve ser preciso e indicar o conteúdo do trabalho, o nome dos autores, instituição e endereço eletrônico, textos curtos que destacam os pontos principais do tema, gráficos, ilustrações e conclusões.

Recomenda-se o uso de gráficos e ilustrações com tamanho mínimo 20 x 25 cm, que tenham de fontes legíveis a uma distância mínima de 150 cm e o uso de cores visando uma comunicação visual mais efetiva.

Contato

Qualquer dúvida sobre as normas ou a submissão de trabalhos, a mesma pode ser enviada por email ao endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.