Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

XI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais será realizado em Aracaju, Capital do Estado de Sergipe, Aracaju sediará o XI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (SAFs), entre os dias 20 e 24 de agosto de 2018. O evento, será realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de São Cristóvão e deve reunir pesquisadores, estudantes, professores, produtores e técnicos de todo o País e do exterior. A programação contará com palestras, mesas redondas, minicursos, exposição de trabalhos e visitas técnicas.

O CBSAF é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas  Agroflorestais e realizado em conjunto pela Universidade Federal de Sergipe e o Grupo Agroflorestal e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para maiores informações visite o site https://xicbsaf.wordpress.com/

X CBSAFAconteceu nos dias 24 a 28 de outubro de 2016, o 10° Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais - CBSAF, em Cuiabá - MT. Evento bienal, promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais - SBSAF e realizado por várias instituições públicas e por seus diferentes representantes. Cujo tema central fora: “SAF: aprendizados, desafios e perspectivas”.

Página do Congresso: www.cbsaf.com.br

 

XCBSAF

O Congresso Brasileiro de geografia Agroflorestais - CBSAF, é um evento bienal (acontece de 2 em 2 anos), promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais - SBSAF e realizado por várias instituições públicas e por seus diferentes representantes.

A agrofloresta se denomina pelo cultivo consorciado de culturas perenes e semi-perenes (árvores), culturais agrícolas anuais e/ou animais em uma mesma unidade de manejo, garantindo a recuperação e manutenção do equilíbrio ecológico, promovendo a expansão dos benefícios econômicos e sociais, ao meio urbano e rural brasileiro. Para a discussão sobre o tema, a SBSAF vem promovendo, em caráter bienal, em parceria com diferentes instituições, desde 1994, a realização de um congresso abordando diferentes temas relacionados Sistemas Agroflorestais.

Leia mais...

Agroecol2016

No período de 16 a 19 de novembro de 2016, no Município de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, realizaremos o AGROECOL 2016, que compreende os seguintes eventos:

 

2º Seminário de Agroecologia da América do Sul;

1ª Jornada Internacional de Educação do Campo;

6º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul;

5º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul;

2º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul.

 

A programação do Agroecol 2016 será composta por uma conferência magna, palestras, discussões em grupos, mesas redondas, minicursos e oficinas,vídeos de curta duração,apresentação de trabalhos técnicos, técnico-científicos e relatos de experiências individuais e coletivas em Agroecologia, tendo como tema central“Agroecologia e soberania alimentar: saberes em busca do bem viver”.

Informações adicionais, os tipos de trabalhos e os modelos a serem seguidos estão disponíveis no hotsite http://www.cpao.embrapa.br/agroecol2016

HOMENAGEM PÓSTUMA AO MESTRE JEAN DUBOIS.
 
jeanduboisA Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), ao tomar conhecimento do falecimento aos 88 anos do querido e ilustre Sócio Honorário Jean Clement Laurent Dubois, título esse que lhe foi concedido em 2013, durante o IX CBSAF realizado em Ilhéus, vem de público, com tristeza, mas também como muito respeito e honra,  prestar a última homenagem a este que foi um dos maiores mentores e entusiastas, um verdadeiro mestre, dos Sistemas Agroflorestais no Brasil. Jean Dubois, ou ainda como ele se auto denominava "João do Bosque". De origem belga, Dubois tem uma rica história de vida dedicada plenamente as Ciências Florestais e Agroflorestais, em sua maior parte no contexto socioambiental brasileiro. Na condição de professor, proferiu a aula inaugural do primeiro c urso de Engenharia Florestal no Brasil, na Escola Nacional de Florestas, sediada em Viçosa (MG) e depois transferida para Curitiba (PR), onde recebeu em 2010 o Prêmio Floresta, concedido durante as comemorações dos 50 anos da Engenharia Florestal no país. Entre as muitas e profícuas atividades que exerceu no Brasil, destaca-se a de representante da Food an Agriculture Organization (FAO), de Diretor do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas (IICA Trópicos) e de pesquisador, tendo importante atuação na Floresta Nacional do Tapajós, entre outras tantas e relevantes inserções profissionais. Foi fundador da Rede Brasileira de Sistemas Agroflorestais (REBRAF) e um dos autores do Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica. Por toda a importante história do já saudoso mest re Jean Dubois, em especial pela vasta, sólida e valiosa contribuição aportada aos sistemas agroflorestais no Brasil, a SBSAF, orgulhosamente, presta-lhe esta singela e derradeira homenagem como reconhecimento e agradecimento pelo generosidade, empenho e dedicação deste grande profissional que muito ajudou a qualificar e consolidar a tecnologia agroflorestal em nosso país - no céu agroflorestal brilha agora uma nova e magnífica estrela, salve Jean!!!